Pular para o conteúdo principal

Tudo Sobre Buquê de Casamento!

Olá!! No post de hoje, vou falar tudo que uma noiva precisa saber quando o assunto é buquê de casamento. Vou falar desde o significado até à última tendência. Tendência? Sim, caso você não saiba todos os anos não só os vestidos passam por uma repaginada, mas os buquês também!

Ficou curiosa? Então continue lendo que tenho certeza que você vai adorar. Se você está lendo este post muito provavelmente vai casar e está planejando o casamento dos sonhos.

A História do Buquê:

História do buque de noiva.jpg

Você já se perguntou, por que toda noiva usa um buquê de flores nesse dia mágico e especial? 

Em pesquisa encontrei três versões para a Origem do Buquê de Flores! 

A primeira: Fala-se que na Antiga Grécia a noiva deveria oferecer flores para a deusa Hera, como forma de pedir proteção para o seu casamento. Na Mitologia Grega Hera é uma rainha do Olimpo e ficou conhecida como a deusa protetora do casamento, da mulher e da vida.

A segunda: Para alguns pesquisadores a tradição do casamento com buquê surgiu na França no período Medieval, onde as noivas da época iam andando até à igreja. No caminho as pessoas davam-lhe flores e ao chegar na igreja a noiva encontrava-se com o ramalhete de flores formado em suas mãos.

A Terceira: Essa não sei se é tão bacana quanto as duas primeiras! Acredita-se que o buquê surgiu na Idade Moderna por volta dos séculos XVI e XVII, onde os hábitos de higiene não eram como os de hoje. Devido ao frio no Hemisfério Norte, o primeiro banho era tomado na Primavera, entre 20 de Março e 21 de junho. Como os hábitos de higiene eram raros, as flores eram utilizadas para disfarçar possíveis odores. As noivas acreditavam que ficar segurando o buquê até o final do casamento as deixariam protegidas e evitaria que o noivo sentisse qualquer cheirinho desagradável. 

Gostei mais da primeira possibilidade! Agora que você já sabe a origem do buquê, vamos aos Significados das Flores.

A Escolha do Buquê atrai boas energias e felicidade? 

Para quem acredita nas vibrações do universo, a cor das flores do buquê não são escolhidas apenas pela beleza e sim pelo significado do que elas pode atrair para a união do casal.

Se você é do tipo que acredita que a escolha do buquê traz boas vibrações, confira abaixo algumas sugestões de Buquê e o simbolismo de cada um para o seu casamento. 

Significados das Cores e Flores do Buquê

Buquê de Tulipas: 

A tulipa no geral significa desejo de amor. Existem várias cores de tulipas, mas o buquê de tulipas vermelhas é muito utilizado por quem deseja uma união com amor fervoroso. As tulipas vermelhas e sua simbologia é bem popular nas culturas da Turquia e da Pérsia.

Então se você quer um amor quente, aposte em tulipas vermelhas.

Buque de Tulipas feito à mão.png

Buquê de Rosas: 

A energia deste buquê vai depender da cor da rosa, as mais usadas são:

Buque de Rosas para Noivas.png


  • Branca: simboliza a paz, inocência e pureza;
  • Vermelha: paixão, amor ardente, respeito, coragem, admiração;
  • Amarela: felicidade;
  • Rosa Claro: admiração.

Buquê de Orquídeas: 

Este são para as noivas que desejam atrair beleza, perfeição, luxúria.

Buque cascata de orquídeas.png

Buquê de Lírios: 

Os buquês de Lírios são para as noivas que querem pureza e nobreza.

Buque de Lírios.png

Buquê de Margarida: 

As margaridas são para as noivas que desejam um casamento regado à um amor leal. Além disso, a margarida é considerada a flor da das donzelas, representando juventude, inicência e sensibidade.

Buque Flor de Margarida Branca (1).png

Buquê de Gypsophila  (mosquitinho): 

Quem escolhe esse modelo de flor para o buquê está em busca de ternura, transparência da alma. A Gypsoplila também é uma flor muito dinâmica, dá para incrementar ela com outras flores dando charme e sofisticação ao buquê de noivas.

Buque Flor mosquitinho Gypsophila.png

Agora que você já aprendeu o significado das cores de cada flor e suas simbologias. Vamos para a etapa de escolha do formado e modelo do buquê.

Modelos de Buquê: 

Cada formato de buquê tem um nome. Veja abaixo alguns modelos de buquê para facilitar no momento da escolha do seu.

Buquê Redondo: 

Este modelo é clássico e o mais utilizados entre as noivas. Neste modelo de buquê as flores são arranjadas de forma arredondada.

Buque modelo redondo.png

Buquê Taça: 

Parecido com o buquê redondo, porém tem uma estrutura mais solta, o formato não é tão arredondado. A escolha das flores também influenciam no formato deste buquê. Uma dica para quem vai casar ao ar livre ou no campo é apostar nos modelos que deixam o caule das flores à mostra.

Buque modelo taça.png

Buquê Cascata ou Cacho de Uvas: 

Este modelo tem forma mais longa, cheia ou leve. Vai depender do estilo da noiva, é um buquê moderno e ao mesmo tempo clássico. Dá para usar tanto em casamentos tradicionais, quanto em casamentos no campo. O buquê cascata pode chegar à 45 centímetros, pode ser menor ou maior também, vai depender do seu gosto.

Buque modelo cascata.png

Buquê Modelo Braçada: 

Este modelo diferente dos outros foi feito para ser carregado nos braços. São procurados por noivas românticas e despojadas que querem fugir do trivial. Na maioria da vezes são constituídos de flores longas, deixando o buquê mais fino ou alongado e tem seus caules amarrados com fitas. O buquê braçada é muito utilizado em casamentos durante o dia.

Buque modelo braçada.png

Buquê Modelo Coração: 

Não tem símbolo melhor para representar o amor que o coração, então se você é do tipo romântica, este buquê é para você!

Buque de casamento modelo coração.png

Existem também as noivas que querem fugir do tradicional buquê de noiva e optam por modelos diferentes do padrão. Se você é do tipo que gosta de mostrar sua individualidade, separei alguns modelos que fogem do padrão para você se inspirar.

Buquês que Fogem do Padrão:

Os buquês que mostrei anteriormente foram os clássicos, mas se você quer um casamento mais moderno e diferenciado do tradicional, veja abaixo algumas opções que podem te agradar.

Flor Única: 

Embora não seja um buquê a flor única é uma opção para as noivas mais despojadas e querem um casamento moderno. Algumas noivas abrem mão dos buquês tradicionais para casar-se carregando uma única flor, mas não pense que por ser uma flor apenas que não é bonito. As flores escolhidas são simplesmente lindas, deslumbrantes e chamativas. A escolha do tipo de flor fica ao gosto da noiva, mas tem que ser bem grande para ter o destaque que ela merece. 
    Buque de casamento modelo flor única (1).png

Buquê de Joias, Pedras e Broches: 

Como o buquê é reflexo de cada noiva e nem todas as noivas gostam dos buquês tradicionais, uma alternativa linda e luxuosa são os buquês de joias. Em alguns casamentos a noiva usa o seu buquê de joias para ir ao altar e outro de flores para jogar para as solteiras de plantão. Se você é do tipo que não gosta muito do tradicional buquê de flores, veja abaixo algumas inspirações para fazer diferente.

Buque de Joias Boches e Pedras.png

Agora que você já aprendeu a história do buquê, o significado de suas flores e modelos. Vou explicar o motivo pelo qual as noivas jogam o buquê no fim do casamento. Você sabe porque? Será só por jogar, ou tem um motivo a mais? Entenda!

Veja Também: Como fazer uma despedida de solteira

Porque as noivas jogam o Buquê depois da Cerimônia?

Porque as noivas jogam o buquê

As noivas começaram a jogar o buquê de flores depois das cerimônias de casamento, para evitar que seus vestidos fossem destruídos pelas solteiras de plantão, história essa que expliquei no post Como Surgiu o Persex. Pegar o buquê significa sorte para quem o alcança e que em breve a moça irá encontrar o seu príncipe encantado também!

Para finalizar deixo algumas sugestões de buquês que estão em alta este ano! 

Tendências de Buquês de Casamento para 2018:

Todos os anos o mundo da moda sofre mudanças com novas tendências. Quem disse que no universo do casamento é diferente? Assim como os vestidos que mudam a cada ano, os buquês também tem seu momento de glória no mundo das tendências. Os modelos não mudam muito, mas as cores e tipos de flores para 2018 estão prometendo.

Veja também: Qual Lingerie Levar para Lua de Mel?

Buquês com flores silvestres, artificiais e com cores vibrantes estão em alta em 2018. Além das misturas com suculentas, ramos de vegetação, as especiarias também ganharam seu espaço no mundo do casamento, se você é do tipo supersticiosa vai adorar mesclar seu buquê com ervas como: Alecrim, Arruda, Lavanda, Manjericão, Pimenta, etc. A escolha da erva fica à seu critério. Cada erva tem o seu papel que vai desde atrair sorte à espantar o mau olhado. 

Veja abaixo alguns deste buquês:

Buquê de Suculentas: 

As plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Essas plantas dão um chame diferenciado ao buquê.

Buque de suculentas.png


Buquê de Ervas e Especiarias: 

Para quem quer trazer o poder das plantas para seu casamento e acredita que as ervas têm o poder de atrair boas energias e espantar as más, deve apostar nesse tipo de buquê ou mesclar com algumas ervas. Veja abaixo o significado de algumas ervas para facilitar na hora da montagem do seu buquê.

Buque de Ervas e Especiarias.png
  1. Alecrim: Para atrair felicidade, amor e boas lembranças;
  2. Arruda: Proteção e Purificação;
  3. Lavanda: Cura e Amor;
  4. Manjericão: Amor, purificação espiritual e proteção. 

Essas foram as dicas sobre buquê de casamento que achei bacana trazer para você que está se preparando para casar. Espero que tenha gostado do post e que possa te ajudar no momento de escolher o seu lindo e belo buquê. 

Compartilhe também com as sua amigas.

Se desejar dar sua opinião ou indicar algum assunto para agregar ao blog deixe um comentário! 

Um beijo e até a próxima!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peito ou Bunda? Saiba qual eles mais gostam!

Você sabe qual é o volume do seu seio?

É normal homem usar calcinha?