Pular para o conteúdo principal

Como escolher roupa íntima para realizar atividades físicas.

Este post é dedicado a nossa leitora Lilian, que há muito tempo nos solicitou um post falando sobre roupas íntimas femininas para realizar atividades físicas.

Em uma breve pesquisa na internet não encontrei nada muito aprofundado no assunto, então tive que partir para campo e fazer pesquisas entre amigos e familiares.

Devo admitir que nunca fui uma pessoa ligada à prática de exercícios físicos. Já pratiquei em alguns momentos da minha vida, mas confesso que sou um pouco sedentária. Então esse artigo foi um pouco desafiador para mim!

Em minha pesquisa vi que o principal requisito de uma boa lingerie para praticar exercício físico é o conforto, mas para cada atividade existe uma roupa específica e cada pessoa tem uma noção de conforto. Às vezes o que é bom para um pode não ser bom para outros. Então vamos por partes!!

Qual o tecido ideal da lingerie para praticar esportes e atividades físicas?

rolos de tecido

Sempre que for pensar em fazer atividades físicas além das roupas externas é importante também pensar na roupar interior. A maioria das roupas de academia são de tecido sintético (poliéster ou poliamida) que não absorve bem o suor e deixa aquela sensação de tecido grudando no corpo depois de um treino puxado. Se seu corpo está todo suado, imagina a parte íntima que está com duas camadas de tecido (Legging e Calcinha). Pensando nisso você deve dar preferência as calcinhas em tecido de algodão. O algodão absorve melhor o suor deixando a região íntima seca e evitando a proliferação de fungos e bactérias, que causam infecções vaginais e adoram ficar em ambientes quentes e úmidos. Além dos problemas ginecológicos como a candidíase, o acúmulo de suor na região pode causar problemas dermatológicos, como dermatite (vermelhidão) nas áreas de dobras e intertrigo (micose que causa a descamação de pele).

Leia também: Saiba como cuidar da saúde íntima.

O algodão é feito com fibra natural, tem um alto nível de absorção do suor. Ele absorve cerca de 11% da água. A poliamida tem 4% de absorção, enquanto o poliéster absorve apenas 0,5% do suor liberado. O tecido de algodão também evita alergias e reduz o odor natural da região.

mulher na praia com garrafa de água

Se você não tiver calcinhas 100% algodão ou em Cotton que tem cerca de 92% de algodão em sua composição, você pode optar por uma em tecido sintético, porém feito de poliamida, nunca de poliéster. A poliamida é considerada um tecido nobre entre os tecidos de fabricação sintética, ela tem um toque macio e frio. Alguns a chamam de malha fria, por ter essa composição melhor elaborada ela pode ser usada, mas se possível também deve ser evitada.

A mesma regra de tecido indicada para calcinhas também vale para o sutiã.

Qual o melhor modelo de calcinha e sutiã para malhar?

Muitas mulheres se preocupam bastante com a estética da calcinha na roupa de academia, mas além da calcinha o sutiã também deve ser levado em consideração.

Qual o melhor modelo de calcinha para malhar?

Agora que você já sabe que tecido escolher, vamos aos modelos. Os melhores modelos de calcinhas para malhar são: fio dental e as cuecas femininas para treino. Mas cuidado, não é qualquer fio dental que não marca a roupa, os mais cavados são os melhores. Dê preferência para os modelos G-String, T-String, V-String ou fio duplo.

Veja: Tipos de Calcinha Fio Dental

Os modelos G, T e V-String deixam o bumbum totalmente livre e dão a impressão de estar sem calcinha. Já o fio duplo é uma boa opção, mas com ressalvas, pois dependendo da espessura do tecido da calcinha e da calça pode dar uma leve marcada, dando para ver o tipo de calcinha que se está usando.

Os modelos de calcinha com corte à laser também são excelentes opções por não terem costura e o tecido ser muito fininho são bem confortáveis, mas lembre tem que ser de poliamida.

Claro que não vou esquecer das pessoas que não gostam de usar fio dental, tem gente que não usa em hipótese alguma. Para essas pessoas a opção são as calcinhas boxer ou cueca feminina em cotton/algodão. Elas cobrem toda a bunda e também deixam a impressão de não estar usando nada, além de confortáveis são super absorventes.

Qual o melhor sutiã para malhar?

Mulher correndo de top na esteira

Quando o assunto é lingerie para malhar muitas mulheres não dão a devida atenção ao sutiã acham que apenas um top basta, mas não é bem assim. Para quem tem seios pequenos os tops com boa sustentação são suficientes, mas para as mulheres que tem seios médios e grandes negligenciar essa parte pode trazer danos a saúde.

Para mulher com seio grande o ideal é comprar um top/sutiã com boa sustentação e lateral larga. Se optar por um top com bojo, se certifique que a parte interna seja em tecido de algodão e não tenha aro.
O modelo mais adequado é o nadador, por permitir um melhor movimento dos ombros.

A escolha de um top inadequado pode comprometer a sua coluna. Além de não dar o equilíbrio ideal a coluna durante a prática do exercício.

Leia também: Saiba se o seu sutiã está prejudicando a sua coluna

Em resumo para facilitar na hora da compra de uma boa peça íntima para você se exercitar, anote as dicas abaixo:

  1. Escolha calcinhas em algodão, cotton ou poliamida. Nunca poliéster, fique atenta a descrição do produto nas compras online ou na etiqueta de composição quando estiver fazendo a compra em loja física.
  2. Compre top em cotton ou poliamida que tenha boa sustentação, de preferência sem bojo ou aro e que possua alças largas e cruzadas. Sustentação não é sinônimo de roupa apertada.
  3. Peças sem costura são excelentes quando o assunto é conforto e não marcam na roupa.
  4. Calcinhas fio dental somente modelos g-string, t-string, v-string ou fio duplo. Se você não curte um fio dental, pode usar cueca feminina.

Espero que você tenha gostado do post e se ficou faltando algo sinta-se à vontade para deixar o seu comentário ele é importante para nós e ajuda outros leitores.

Um beijo e até o próximo post.😘

Conheça nossa loja Internacional!

Comentários

  1. Acredito que parte das dificuldades que temos em escolher a melhor lingerie para malhar ou fazer outra atividade seja pq o modelo "ideal" varia muito de mulher para mulher, isso faz com que uma dica que recebemos nem sempre seja util.

    ResponderExcluir
  2. Muitas mulheres esquecem do sutiã e só dão atenção a parte de baixo. Perigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Priscila, obrigada por seu comentário!
    Sim, as dicas dadas no post não serão úteis para 100% das pessoas, pois cada pessoa tem um gosto e corpo em particular. Porém em muitos casos essas dicas serão de grande ajuda. As dicas de tecido, por exemplo, são muito úteis no momento da escolha da lingerie.
    Nem todo mundo conhece composição de tecido e quais são os ideais para a prática de exercícios.
    Foi pensando nisso que além de falar de modelos de lingerie no post, acrescentei os tecidos e suas composições, dessa forma a dica será útil para alguém ou para a maioria dos leitores.

    ResponderExcluir
  4. Olá Angela, obrigada por seu comentário!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a parte mais difícil da academia não é nem escolher uma lingerie confortável e existente mas sim os olhares dos homens. Tenho a impressão que as mais confortaveis para mim são as que mais chamam a atenção deles

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por seu comentário Mara!

    ResponderExcluir
  7. Só olhar não faz mal, eu até gosto dessa atenção que despertamos.

    ResponderExcluir
  8. Aaaaah

    Adorei o Feedback! Sou nutricionista e atendo muitas mulheres que são atletas ou estão em processo de reeducação alimentar e por isso começam a malhar. E já ouvi muitas reclamações quanto a isso.

    As pesquisas que tinha feito foram mais ou menos na mesma direção. E os comentários das colegas também foram interessantes.

    Pondero também que as mulherea podem conversar entre si sobre alguma orientação quanto a roupa, não precisamoa ter vergonha, eu particularmente não gosta de modelos fio-dental para treinar e preferia algo como as "cuecas" mas depois me acostumei e elas foram melhores por não deixarem marcas no corpo nem impedirem certos movimentos. E para quem se preocupa com descricão, um legging um pouco mais grossa não fica marcada.

    Obrigado Flavia!

    ResponderExcluir
  9. Roger Takeo30/5/20 10:25 PM

    Uso calcinhas frequentemente mas não tenho coragem de usa-las na academia

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por seu comentário Roger!

    ResponderExcluir
  11. Olá Lilian, por nada!
    Fico feliz que tenha gostado, espero que o conteúdo tenha ficado dentro do que você estava buscando!

    Um forte abraço! ;)

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por seu comentário Elaine!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom!!
    Um dos melhores artigos sobre o tema que encontrei 👏👏

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por seu comentário Alda!
    Fico feliz que tenha gostado e muito orgulhosa em saber que foi um dos melhores posts sobre o tema que você já leu. ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe do nosso Blog, deixe seu comentário ele é muito importante para nós!

Postagens mais visitadas deste blog

É normal homem usar calcinha?

Por que a Calcinha Fio Dental é a Preferida da Maioria dos Homens?

Você sabe qual é o volume do seu seio?

Por quê usar Calcinha Fio Dental?

Como convencer minha esposa a aceitar que uso calcinha?

Como falar para minha esposa que gosto de usar calcinha?

Homens que vestem lingerie: Dúvidas frequentes!

Peito ou Bunda? Saiba qual eles mais gostam!

Qual Modelo de Calcinha Fio Dental os Homens Preferem?

Homem que usa calcinha é Gay?